domingo, 16 de março de 2008

Período Neolítico - Organização nas aldeias

As primeiras aldeias foram criadas próximas a rios, de modo a usufruir da terra fértil (onde eram colocadas sementes para plantio) e água para homens e animais. Também neste período começou a domesticação de animais (cabra, boi, cão, entre outros).
O trabalho passou a ser dividido entre homens e mulheres. Os homens cuidavam da segurança, caça e pesca, enquanto as mulheres plantavam, colhiamm e educavam os filhos.

Período Neolítico - as aldeias e avanços

Nas aldeias os homens produziam mais do que o necessário e para não perder grande parte da produção que não iria ser utilizado, começou a trocar com as outras aldeias por artesanato, roupas e outras coisas. Foi nesta época que ocorreu um intenso intercâmbio entre vilas e pequenas cidades.
A divisão de trabalho, dentro destas comunidades, aumentou ainda mais, dando origem ao trabalhador especializado. Outro avanço importante foi o desenvolvimento da metalurgia. Criando objetos de metais, tais como, lanças, ferramentas e machados, os homens puderam caçar melhor e produzir com mais qualidade e rapidez.
Essas mudanças de comportamento foram consideradas tão importantes que o arqueólogo Gordon Childe chamou-a de “Revolução Neolítica”.

(Fonte: livro Toda a História - História Geral e do Brasil ; José Jobson de A. Arruda e Nelson Piletti ; Editora Ática ; Unidade I - página 11)

Período Neolítico

Foi no período Neolítico que começou a domesticação de animais e a agricultura. Para armazenar alimentos, foram criadas as peças de cerâmica, que garantiam os alimentos necessários para os momentos de seca ou inundações, que depois foram ganhando fins decorativos. Neste mesmo período o homem começou a se tornar sedentário (a ter moradia fixa), o que acabou gerando as aldeias.

O Período Neolítico

Esse período é conhecido também como "Idade da Pedra Polida", porque a pedra, depois de lascada, era esfregada no chão ou na areia, até tornar-se polida. Esse período é compreendido aproximadamente entre 12000 a.C. e 4000 a.C.
Nessa época, novas modificações climáticas alteraram a vegetação. O gelo recuou e, com ele, a fauna. Formaram-se grandes rios e desertos, além de florestas temperadas e tropicais.